Há de ser tudo da lei

Câmara amplia para até 90 dias o tempo de aviso prévio

O trabalhador brasileiro conquistou mais um benefício, que foi a possibilidade de aumento do aviso prévio em 90 dias. O governo fez o seu papel e agiu de forma a tornar o jogo do capitalismo mais justo.

Porém parece que os empresários não gostaram da medida. Uma outra pessoa também não gostou. A repórter Mirian Leitão.

Segue um trecho do comentário dela referente ao assunto. O texto chega a ser cruel!

“O sindicatos defendem quem está no mercado formal e, ao longo do tempo, foram se acumulando as vantagens. Já havia aviso prévio de 30 dias - agora pode chegar a 90, dependendo do tempo trabalhado. O trabalhador tem o FGTS, que vai recolhendo ao longo do tempo; e o empregador ainda tem de pagar 40% sobre o saldo do Fundo, um terço sobre as férias, 13º; 13º e férias proporcionais, quando é demitido; PIS, dependendo do valor do salário, e seguro-desemprego de seis meses, além da aposentadoria por tempo de contribuição.”
Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/09/22/aviso-previo-de-90-dias-aumenta-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-407096.asp

Realmente, graças a Deus os trabalhadores conquistaram todos esses direitos. Enquanto estivermos lidando com seres humanos teremos que tratá-los assim. Talvez na era dos robôs não será necessário “gastar” tanto para ter o conhecimento, a habilidade, a força, a inteligência, as idéias, a saúde, a criatividade e principalmente o tempo dos funcionários utilizados em prol da empresa.

Hoje o trabalhador tem direito a 30 dias de aviso prévio, isso quer dizer que se o patrão resolver demiti-lo do nada, ou seja, sem justa causa, ele terá o direito de passar mais 30 dias na empresa e receber um salário no final do mês para garantir a escola e a comida dos filhos até ele encontrar outro emprego. 

Com essa nova medida, o trabalhador que for demitido após ter trabalhado por 30 anos, terá o direito de permanecer por mais 90 dias na empresa e receber 3 salários. O que é muito justo, pois é muito mais difícil para uma pessoa de mais de 50 anos voltar ao mercado de trabalho do que para um jovem de 25 ou 30.

Nos estados unidos o tempo de aviso prévio é zero. Em uma realidade onde chove empregos e oportunidades pode até funcionar, mas atualmente eu acho que isso não está funcionando muito bem por la não! Na frança pode chegar a seis meses. 

Portanto, sim será mais caro contratar as pessoas, mas os senhores empresários devem colocar isso nos seus planos de negócios quando forem montar uma empresa e aceitar que os lucros serão impactados em função de garantias básicas aos funcionários. Estamos lidando com seres humanos!
Share:

1 comentários:

  1. Boa medida do governo! Péssima atitude de certos sertores da imprensa brasileira.

    ResponderExcluir

Definition List

Unordered List

Get All The Latest Updates Delivered Straight Into Your Inbox For Free!

Support

AD BANNER