O crescimento do PIB brasileiro no terceiro trimestre de 2011 foi de 0%, ou seja, não cresceu.. Mas o País ficou estagnado? Não. Ele simplesmente não cresceu mais do que no trimestre anterior.
Em comparação com o terceiro trimestre de 2010 ele cresceu 2,1%. Se compararmos com o terceiro trimestre de 2000 o crescimento deve ser maior que 100%!!
Mas por que então essa notícia é ruim? Por que o PIB e conseqüentemente o lucro das empresas tem sempre que crescer? Por que obter lucros milionários constantes todos os anos não agrada “opinião publica”?
Eu acredito que a resposta seja: Por causa dos “especuladores”!
As empresas de capital aberto distribuem suas ações no mercado. Os especuladores compram essas ações a 10 reais e querem vender a 20. E o que puxa os preços delas? O crescimento do lucro! As ações só crescem se os lucros crescerem.
Em um cenário onde a ação vale 10 reais, o lucro da empresa é 1 bilhão por exemplo. Para a ação valer 20 o lucro tem que ser 2 bilhões. Na verdade o jogo é tão especulado que a ação vale 10 em um cenário onde o lucro já deveria ser 2 bilhões!
Por isso existe essa paranóia por crescimento, crescimento, crescimento! Lucrar só não basta, tem que lucrar de forma crescente!
Se as pessoas investissem se preocupando mais com a relação preço da ação/dividendos, no lugar de especularem com compra e venda de ações, gráficos e ganhos de curto prazo, o mundo econômico seria um lugar melhor!






