O trabalhador brasileiro conquistou mais um benefício, que foi a possibilidade de aumento do aviso prévio em 90 dias. O governo fez o seu papel e agiu de forma a tornar o jogo do capitalismo mais justo.
Porém parece que os empresários não gostaram da medida. Uma outra pessoa também não gostou. A repórter Mirian Leitão.
Segue um trecho do comentário dela referente ao assunto. O texto chega a ser cruel!
“O sindicatos defendem quem está no mercado formal e, ao longo do tempo, foram se acumulando as vantagens. Já havia aviso prévio de 30 dias - agora pode chegar a 90, dependendo do tempo trabalhado. O trabalhador tem o FGTS, que vai recolhendo ao longo do tempo; e o empregador ainda tem de pagar 40% sobre o saldo do Fundo, um terço sobre as férias, 13º; 13º e férias proporcionais, quando é demitido; PIS, dependendo do valor do salário, e seguro-desemprego de seis meses, além da aposentadoria por tempo de contribuição.”
Fonte:http://oglobo.globo.com/economia/miriam/posts/2011/09/22/aviso-previo-de-90-dias-aumenta-desigualdade-no-mercado-de-trabalho-407096.asp
Realmente, graças a Deus os trabalhadores conquistaram todos esses direitos. Enquanto estivermos lidando com seres humanos teremos que tratá-los assim. Talvez na era dos robôs não será necessário “gastar” tanto para ter o conhecimento, a habilidade, a força, a inteligência, as idéias, a saúde, a criatividade e principalmente o tempo dos funcionários utilizados em prol da empresa.
Hoje o trabalhador tem direito a 30 dias de aviso prévio, isso quer dizer que se o patrão resolver demiti-lo do nada, ou seja, sem justa causa, ele terá o direito de passar mais 30 dias na empresa e receber um salário no final do mês para garantir a escola e a comida dos filhos até ele encontrar outro emprego.
Com essa nova medida, o trabalhador que for demitido após ter trabalhado por 30 anos, terá o direito de permanecer por mais 90 dias na empresa e receber 3 salários. O que é muito justo, pois é muito mais difícil para uma pessoa de mais de 50 anos voltar ao mercado de trabalho do que para um jovem de 25 ou 30.
Nos estados unidos o tempo de aviso prévio é zero. Em uma realidade onde chove empregos e oportunidades pode até funcionar, mas atualmente eu acho que isso não está funcionando muito bem por la não! Na frança pode chegar a seis meses.
Portanto, sim será mais caro contratar as pessoas, mas os senhores empresários devem colocar isso nos seus planos de negócios quando forem montar uma empresa e aceitar que os lucros serão impactados em função de garantias básicas aos funcionários. Estamos lidando com seres humanos!