Há de ser tudo da lei

Gerenciamento das Finanças Pessoais

Muita gente ignora o gerenciamento das suas finanças pessoais. Elas passam a vida trabalhando, recebendo dinheiro, pagando as contas e comprando umas bobagens. Uma pessoa que vive sem se preocupar em controlar o dinheiro que ganha e que gasta, o quanto investe e em que investe é como uma empresa que não faz seus balanços trimestrais, que não calcula suas despesas, que não computa as suas receitas e que não traça estratégias de crescimento. Pode uma empresa progredir assim? Pois é, com a sua vida é a mesma coisa. Como você pode progredir financeiramente sem gerenciar suas finanças?

Não se esqueça que uma empresa cresce de forma gradual, ela aumenta seus lucros aos poucos. Com a sua vida deve ser da mesma forma. Não queira ficar rico da noite para o dia e não acredite no paradigma de que você tem que ser pobre a vida inteira. Acredite no paradigma de aumentar seu capital aos poucos e invista seu dinheiro que os juros compostos farão o resto do trabalho para você.

Eu acredito que quem tem uma finança pessoal equilibrada é mais feliz, vive mais tranqüila e em paz. E eu não estou falando de ser rico e sim de manter um balanço positivo entre o que ganha e o que gasta. Eu acredito que a raiz de muitos problemas como briga entre casais, pais e filhos, a falta de felicidade no trabalho, o sentimento de inveja e muitos outros está no analfabetismo financeiro.

Algumas pessoas podem dizer que tudo isso é bobagem. Que pobre tem que ser pobre e só os ricos conseguem viver folgado. Dizem que a solução para os problemas financeiros é ganhar mais dinheiro. De preferência que seja na mega sena!

Ganhar mais dinheiro não é a solução. Uma pessoa que ganha 2.000 reais por mês e gasta seu dinheiro pagando um financiamento de uma casa de 100 mil reais e um carro de 30 mil terá os mesmos problemas financeiros que uma outra que ganha 20.000 reais por mês e paga o financiamento de uma casa de 1 milhão e de um carro de 300 mil reais. Portanto ganhar mais dinheiro não resolve os problemas financeiros. O segredo está no gerenciamento das finanças pessoais.

Ganhar mais dinheiro ajuda a pessoa a ficar rico, é claro, porém ela deverá usar parte desse dinheiro para comprar ativos. Para quem não sabe, ativos são “produtos” que geram mais dinheiro, como por exemplo, um imóvel, ações, títulos do tesouro nacional, um quadro de um pintor com potencial de valorização, uma participação em uma empresa ou qualquer outro investimento (poupança, fundos, etc...). O contrario dos ativos são os passivos, que são produtos que não geram dinheiro, como um carro, um armário, uma roupa, etc. Resumindo se você pega 100 reais e compra um ativo ele pode se tornar 110, 150 ou 200 ao longo dos anos, porém, se você pega os mesmos 100 reais e compra um ventilador você perdeu esse dinheiro.

Vou citar outro exemplo para comprovar que ganhar mais dinheiro não é a solução. Uma pessoa ganha 1000 reais por mês, recebe um aumento de 5% e passa a ganhar 50 reais a mais. Se ela gastar esses R$ 50,00 todo mês com mais chopps, roupa ou salgadinho com refrigerante, ela vai continuar na mesma situação financeira. Alguém pode dizer, “mas eu fui feliz tomando meu choop ou tomando meu refri no ponto de ônibus”. Foi feliz nada, você só aumentou sua taxa de colesterol e de açúcar no sangue. Entretanto, se ela utilizar esses 50 reais todo mês para comprar ativos, ela via começar a melhorar seu status financeiro.

Você será realmente feliz quando comprar seu choop e a sua tv de LED 3D de 50” com os rendimentos dos seus investimentos e não com o dinheiro suado do seu salário, tendo ainda tendo que dividir em duzentas vezes com muitos juros!

É claro que para quem vive com muito pouco dinheiro e nem da para pagar as contas, não é possível falar em poupar ou comprar ativos. Porém eu tenho certeza que esse não é o seu caso e que o gerenciamento das finanças pessoais se aplica a muita gente. Muita mesmo!

Falar em mexer com números pode parecer terrível para algumas pessoas. Eu entendo que nem todo mundo tem conhecimento para gerenciar suas finanças, tempo ou capacidade para se educar. Se esse for o seu caso, eu o aconselho a pagar alguém para fazer isso para você. Da mesma forma que você pagaria um advogado ou um contador se fosse necessário. Só não deixe o barco navegar a deriva!
Share:

12 comentários:

  1. Humberto, me explique melhor. Você está defendendo a exploração?

    Estevão

    ResponderExcluir
  2. Que exploração Estevao? Estou defendendo a educação financeira!
    Vou escrever um livro sim torcei, vai se chamar Humberto Rico, Humberto Podre!

    ResponderExcluir
  3. Como um ativo se valoriza? Não é através da exploração? Comprar um apartamento por 100 mil e vende-lo por 120 mil não seria uma forma de exploração?

    ResponderExcluir
  4. Money, it's a crime.
    Share it fairly but don't take a slice of my pie.
    Money, so they say
    Is the root of all evil today.
    But if you ask for a raise it's no surprise that they're giving none away.

    ResponderExcluir
  5. Estevão, na minha opinião um ativo não se valoriza só através da exploração.

    Se uma pessoa me vender hoje por 200 mil um apartamento que ele comprou a 10 anos atrás por 100 mil eu não vou me sentir explorado. Há 10 anos atrás o salário mínimo e o material de construção tinham valores menores do que tem hoje. O valor do dinheiro é dinâmico. Antigamente dava para comprar um Big Mac com batata e refri por 10 reais, hoje custa uns 17.
    Outra coisa, se o banco me emprestar dinheiro para eu abrir um negócio próprio cobrando juros eu não vou me sentir explorado pois o capital do banco vai me proporcionar ter um negócio de sucesso!

    Realmente tem exploradores por aí, gente querendo vender imóveis e ações especulados a preços absurdos. Na minha opinião, eles se beneficiam de pessoas ignorantes financeiramente.

    Torcei, eu só estou pregando que as pessoas devem se educar financeiramente para poder ter uma vida mais feliz no mundo capitalista, podendo ao menos pagar suas contas em dia. Agora, quanto aos artistas abaixo eu não posso dizer o mesmo!

    "David Gilmour, além da música tem outra paixão: a de voar. Possui uma coleção de aviões clássicos da Intrepid Aviation Company."
    Fonte: http://redevitrola.blogspot.com/2011/07/david-gilmour.html

    "Um dos prazeres de Mason é a sua coleção de carros. De acordo com a revista "Autoweek" ele tem (e corre com eles) : Ferraris modelo 250 GTO, F40 e 246 GTS Dino, um Bugatti 35B, um Alfa 2300 e uma Maserati 250F."
    Fonte:http://www.bn.com.br/edson/progressivo/floyd/nick.html

    ResponderExcluir
  6. Olha a minha visão da coisa:

    Os seus argumentos não procedem pq vc levou apenas a questão da inflação.

    Uma pessoa que compra um apartamento no qual nao deseja morar, ao vende-lo o fará por uma preço acima do que comprou para obter lucro. A outra que comprar então, vai obter um imóvel inflacionado, sendo então prejudicada pela primeira que apenas pensou em si e no seu lucro. Isso pra mim é exploração.

    Acredito no dinheiro proveniente do seu trabalho, do serviço prestado.

    Dinheiro que se obtém por meio de investimentos, provém da exploração de algum indivíduo. Gostaria até que vc me provasse o contrário, pq eu poderia assim investir meu dinheiro com consciencia tranquila e poderia estar aumentando a minha receita, caso contrário, vou continuar achando q esse tipo de atitude é nociva a sociedade e contribui diretamente para a miséria da nação.

    "pior q assaltar um banco, é fundar um"

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem Estevão, vc venceu. Trabalhe a vida inteira para ter salário para comer e quando quiser mais mendigue um aumento ao seu patrão.

    ResponderExcluir
  8. Eu não posso mudar seu paradigma, só vc pode. Eu só posso dizer para vc investir seu dinheiro que será melhor. Se vc acha essa atitude nociva para a sociedade, eu tenho a dizer que viver é nocivo a sociedade. Não tem como ser totalmente puro. As interações humanas implicam em causar algum bem e algum mal. Você faz um mal a sociedade quando consome, quando se locomove, quando ignora alguém, quando omite ajuda, quando não se incomoda com a miséria, quando passa um dia ocioso e talvez quando investe em um imóvel.

    Eu prefiro lutar por uma sociedade onde todos tenham condições de se defender e de escolher o que é melhor para elas do que julgar ao extremo minhas atitudes.

    Eu valorizo mais um investidor consciente do que um consumista alienado. Se for te fazer melhor, invista na poupança pois é de la que sai o dinheiro usado para financiar imóveis. E segundo estudos, a demanda por financiamento de apartamentos tem sido tão alta que pode faltar dinheiro para emprestar. Ou seja, bote seu dinheiro na poupança que você pode ajudar alguém a comprar sua casa própria!

    ResponderExcluir
  9. Bom, eu usei de argumentos para defender meu ponto de vista, como você não pode fazer o mesmo, vou continuar achando que os investimentos são uma forma de exploração.

    Não faço muito para a sociedade, então pelo menos tento não tomar atitudes que acredito prejudicar a nação.

    ResponderExcluir
  10. Sem muita elaboração, penso o seguinte: investir em ações, ativos e etc é ser capitalista! Como eu sou contra o capitalismo, prefiro ser um professor proletário assalariado.

    E esse caos vigente (crise das bolsas de valores, queda do dólar, crise da economia dos EUA) é sinal de que algo novo está para acontecer.

    ResponderExcluir
  11. Argumentos a favor da construção/compra de imóveis onde não se quer morar:

    - Tornar o processo de compra e venda de imóveis mais ágil e fácil. Ou seja, se uma pessoa quiser se mudar de uma cidade para a outra ela consegue vender e comprar um imóvel com mais rapidez. Se só existissem no mundo as quantidades exatas de casas e apartamentos necessárias para as famílias habitarem, seria muito complicado nesse caso.
    - Tornar o processo de aluguel viável. Se uma pessoa necessitar morar em uma cidade por um período curto de tempo ela pode alugar um imóvel de um investidor. Se todos os imóveis estivessem ocupados isso não seria possível.
    - Possibilitar que as mudanças de cotidiano das famílias ocorram. Se por algum motivo os 3 filhos de um casal que mora em uma casa com 4 quartos sair de casa, o casal vai querer morar em uma casa menor. Logo eles vão atrás dos investidores para comprar um apartamento menor e alugar o deles ou vender.

    Conclusão: A sociedade é tão integrada, caótica, pulsante, complexa, diversificada e ao mesmo tempo maravilhosa em função de tudo isso que querer engessá-la está fora de questão para mim. Para mim e para a maioria, por isso a democracia capitalista tem vencido ao logo dos séculos.

    ResponderExcluir

Definition List

Unordered List

Get All The Latest Updates Delivered Straight Into Your Inbox For Free!

Support

AD BANNER